sexta-feira, 29 de abril de 2022

Under the Hood: Concept Art

 

Parece que já faz um tempo desde o nosso último episódio do blog Under The Hood . Esta série foi criada para trazer a você algumas informações interessantes dos bastidores do desenvolvimento de nossos jogos e do trabalho dos membros de nossa equipe em geral. Temos o prazer de informar que temos mais uma espiada exclusiva para você, desta vez sobre o papel da Concept Art em nossos jogos e uma visão mais detalhada de alguns de nossos artistas e suas responsabilidades!

Antigamente, como uma equipe de entusiastas menor e menos habilidosa, estávamos criando tudo para nossos jogos por conta própria, às vezes sem a devida experiência. Portanto, costumávamos nos inspirar no mundo ao nosso redor, muitas vezes adaptando-o às nossas necessidades. E mesmo que esses tempos tenham sido bons e gostemos de relembrar sobre eles, também é bom que estamos crescendo e agora temos tantos colegas novos e talentosos que podem nos ajudar com como nossos jogos e os ativos dentro deles podem ser feitos. 

Ao longo do caminho, descobrimos a beleza da arte conceitual que nunca pensamos que pudesse oferecer tantas oportunidades e meios de uso em nossos títulos de caminhões, pois estávamos acostumados com a ideia da arte conceitual ser mais adequada para jogos de RPG ou gêneros semelhantes. Mas é tão emocionante como nossos novos e experientes colegas (especialmente Annie, que foi nossa primeira Artista Conceitual) abriram nossos olhos e nos mostraram a importância inegável desse departamento em particular.

A arte conceitual encontrou muitos usos únicos em nossos jogos e ajuda muito a conectar vários aspectos diferentes do mundo do jogo para dar uma sensação de realismo e vida a ele. Além disso, nossos artistas são capazes de criar designs e recursos gráficos muito mais precisos, o que oferece suporte inestimável às outras equipes e tira a pressão de seus ombros.

Aqui estão alguns exemplos junto com capturas de tela do que a arte conceitual envolve em nossos jogos:

Anúncios no jogo, outdoors e banners

Marcas no jogo e seus logotipos, nomes e skins exclusivos para trailers/vans/carros


Redes de fast-food no jogo e seus anúncios e outros elementos, como totens, banners, estandes de drive-through, logotipos

Postos de gasolina no jogo

Além de todos esses exemplos, algumas obras de arte incríveis são (e podem ser) também usadas ocasionalmente para nossos microsites e sua  seção de extras , e olhando para o futuro, também podemos testar as águas criando pôsteres especiais ou livros de arte exclusivos de edição de colecionador. De maneira semelhante, as habilidades de nossos colegas às vezes são postas à prova ao criar designs originais para camisetas dedicadas a novas expansões de mapas.

Atualmente, existem 4 artistas conceituais na SCS Software (2 para ATS, 2 para ETS2), e nos reunimos com todos eles para fazer algumas perguntas pessoais sobre suas responsabilidades e sua opinião sobre essa posição específica e trabalho na SCS como um todo. Aqui está um resumo de tudo o que eles tinham a dizer de sua perspectiva!


Annie

Fui contratado em janeiro de 2020. Na época eu era o único artista 2D trabalhando em ativos, então estava envolvido com ATS e ETS2. A posição era totalmente nova e, eventualmente, com a quantidade cada vez maior de carga de trabalho que se tornou demais para uma pessoa lidar, mudei para trabalhar exclusivamente na ATS. Além da arte conceitual para marcas, adereços e edifícios para ATS, às vezes também estou envolvido no design de skins de caminhões, aparência de veículos, itens cosméticos e gráficos para fins de marketing .

Estive envolvido no desenvolvimento de Iberia, Colorado, Wyoming, Montana e Texas e também trabalhei para os retrabalhos da Áustria e da Califórnia. Eu também projetei muitos dos adereços no DLC de acessórios de cabine ATS e ETS2. Meus projetos favoritos em que trabalhei foram cadeias de fast-food para ATS, acessórios de cabine e então… algumas coisas que ainda não anunciamos (sorriso).

O que eu amo no meu trabalho é a grande variedade de tarefas que surgem no meu caminho, bem como a liberdade que me é apresentada. Também gosto de fazer nosso mundo no jogo parecer mais real e conectado - sempre que crio uma nova marca, sempre penso em todas as diferentes maneiras de incorporá-la ao nosso mundo. Por outro lado, a coisa mais desafiadora do meu trabalho é quando tenho um prazo a cumprir, mas estou completamente "falido"  criativamente  quando se trata de minhas ideias e imaginação. 

Quando se trata do software e hardware que uso, atualmente trabalho no Adobe Photoshop e no Adobe Illustrator. Também uso uma mesa digitalizadora - no meu caso, uma pequena Wacom Intuos Pro. Embora, eventualmente, eu gostaria de expandir meu repertório e aos poucos me aventurar no mundo da modelagem 3D!


Se houver algo que eu queira sugerir para alguém que quer trabalhar como artista 2D para uma empresa que à primeira vista pode parecer que não precisa de artistas 2D, inscreva-se de qualquer maneira. Foi exatamente assim que fui contratado na SCS - liguei para o RH, perguntei se eles estavam procurando artistas conceituais, disse à empresa o que posso fazer e enviei meu currículo e portfólio. Embora me tenham dito inicialmente que não havia tal vaga aberta na SCS, fui contatado novamente 3 semanas depois e convidado para uma entrevista de emprego porque havia acabado de surgir a necessidade de um artista 2D.  


Adel

Fui contratado em janeiro de 2022 como Designer Gráfico 2D para ETS2.

Acima de tudo gosto da variedade de tarefas e total liberdade do processo de trabalho. Além disso, adoro o fato de que há uma variedade de países no ETS2, então cada textura e arte que você projeta para um DLC de mapa específico será diferente dos outros por causa das diferenças culturais.  

Gosto de imaginar como seria este ou aquele objeto, mas acima de tudo adoro o próprio processo de visualização e a capacidade de usar meu lado criativo. Adoro a parte do branding, de imaginar quais cores seriam usadas, como os anúncios ficariam e assim por diante. A parte mais difícil, bastante interessante, é imaginar o próprio conceito. 

O software mais importante para mim é o Adobe Photoshop, junto com o Adobe Illustrator. No entanto, não consigo imaginar fazer coisas sem ouvir Spotify ao mesmo tempo! Em relação ao hardware, estou trabalhando em um  PC, com Wacom Tablet e IPad.

Para qualquer pessoa interessada em criar obras de arte ou arte conceitual, sugiro tentar e aproveitar qualquer chance de conseguir um emprego na área. Você não deve desistir se quiser trabalhar na indústria de jogos. 


Pedro

Vim para a SCS de outra empresa de jogos como Artista 3D, mas como também tenho muitos anos de experiência com gráficos promocionais, também ajudo com conceitos 2D e design de ativos. Além da arte conceitual, também crio ativos para ATS, então trabalho em DLCs, como Colorado, Wyoming, Montana, Texas e outros projetos que você pode esperar!

Trabalhar na SCS Software é um trabalho diversificado e criativo, e estou feliz por ter a oportunidade de criar algo novo e traduzir minhas ideias em design de logotipo, ativos, etc. O mais difícil, no entanto, é ser criativo todos os dias.


Em relação ao software, estou usando o Adobe Photoshop para trabalhos gerais e outro software para designs de vetores e logotipos.

A quem estiver a pensar candidatar-se a esta ou a uma posição semelhante, aconselho a não ter medo e experimentar. Um bom conceito de arte é sempre apreciado, e ter a oportunidade de progredir até a forma final em um projeto é absolutamente inestimável.



Karina


Entrei na SCS em outubro de 2021 e assumi o trabalho no ETS2 de Annie. Minhas primeiras tarefas foram dedicadas principalmente à arte conceitual de novas empresas e ao redesenho de algumas marcas mais antigas. Com o tempo, o trabalho tornou-se cada vez mais emocionante. Tive a chance de trabalhar em algumas artes conceituais para postos de gasolina, ônibus, bondes e também novas placas da empresa. 


Gosto particularmente da variedade de trabalhos. Há sempre tarefas e desafios diferentes. A melhor parte da arte conceitual para mim é quando você realmente vê seu design no jogo. Não é mais apenas uma imagem, mas é algo que irá interagir com o nosso mundo ETS2 e ser real de certa forma. A parte mais difícil é sempre encontrar um equilíbrio entre o que eu gosto, o que é esperado e como as coisas parecem na vida real.


No trabalho, uso o Adobe Photoshop, o Adobe Illustrator e nosso editor de mapas para ver como a textura fica com outro objeto. Também trabalho no Maya, pois também tenho alguma experiência com 3D.


Eu me inscrevi para uma posição gráfica 3D inicialmente. Mais tarde, nosso RH viu meus trabalhos em 2D e, em seguida, a posição gráfica em 2D me foi oferecida. Então, eu acredito que isso é o que você pode ter ouvido muitas vezes, mas é verdade. Se você quer alguma coisa, faça, basta enviar o seu CV mesmo assim ou ligar para uma empresa. Não há crime em apenas perguntar e nunca se sabe, talvez essa empresa esteja precisando de você neste momento!


Gostaríamos de agradecer a todos por lerem este artigo enorme. Esperamos que tenha sido interessante para você descobrir mais sobre como as coisas são feitas nos bastidores, ou, desculpe-nos, sob o capô. Sabemos que você ama essas peças do mundo do jogo e faremos o possível para que você possa ver mais novas marcas, redes de fast-food, ativos de propaganda dentro do jogo, novos postos de gasolina, empresas e muito mais no futuro!

Reservamo-nos o direito de alterar, ajustar, usar ou não usar nenhuma das imagens mostradas e apresentadas neste artigo. A maioria deles é destinada e usada como recursos inspiradores ou ilustrativos durante o processo de desenvolvimento de nossos jogos e DLCs, mas não como promessa de conteúdo futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário