Quando estávamos fazendo nossos planos para 2020, o mundo era um lugar muito diferente. Nossos objetivos internos eram muito ambiciosos; queríamos passar por uma das mais extensas mudanças de tecnologia em nosso motor desde o lançamento do Euro Truck Simulator 2, sem interromper o trabalho de produção em DLCs de mapas, novos veículos e novos recursos de jogo. Mas então a realidade interveio. Passamos cerca de três meses trabalhando em casa na primavera, fechando nosso escritório por questões de saúde. Depois de alguns meses durante o verão que pareceram passar rápido demais, passamos mais uma vez a trabalhar em nossas casas no início de setembro e parece que não conseguiremos voltar aos nossos escritórios até a primavera de 2021.
Conseguimos manter o nosso ânimo elevado, conseguimos continuar a produção e até contratar novos colegas nestes tempos difíceis. Mas mudar o trabalho de equipe para um modelo distribuído teve um preço a pagar - alguns dos projetos estão demorando mais do que o previsto. Estamos fazendo o nosso melhor para coordenar e sincronizar remotamente o esforço de mais de 200 desenvolvedores que contribuem com nossos projetos, mas você pode imaginar que gerenciar o processo criativo dessa forma é muito exigente.
A boa notícia é que estamos próximos de melhorias muito visíveis na aparência de nossos jogos. Trabalhando remotamente, batendo papo no Discord, alguns de nós usando mesas de cozinha por falta de alternativas com as crianças ensinando em casa por meses também, a equipe está conseguindo coisas incríveis. A segunda fase de mudanças em nosso sistema de iluminação é um projeto gigantesco. As intensidades de todas as fontes de luz nos jogos agora são representativas dos valores do mundo real, com a diferença apropriada de ordens de magnitude entre o sol e a lâmpada. Toda a renderização interna ocorre totalmente em HDR, com uma série de etapas de pós-processamento durante o estágio de exposição da câmera, garantindo que o resultado seja nítido e crível. Esteja você sob a luz do sol ou em um túnel escuro, ao pôr do sol ou sob chuva forte, o novo sistema unificado sempre garante a produção de visuais consistentes. Como parte do retrabalho, temos que retocar praticamente todos os ativos do jogo que criamos ao longo dos anos, todos os camarotes, vegetação, pedras, edifícios, todos os veículos, todas as texturas e, claro, qualquer conexão de luz relacionada para essa lâmpada em uma rampa de carregamento precisa ser ajustada manualmente para o novo sistema. É uma quantidade incrível de mudanças na arte e anos de trabalho de nossos programadores para mudar o pipeline gráfico, os shaders e as ferramentas, usando todos os truques do livro para não aumentarmos drasticamente os requisitos técnicos dos jogos.
A notícia não tão boa é que não conseguiremos encerrar tudo antes do final do ano. Já nos comprometemos com uma trajetória particular, e agora temos que manter o rumo até chegarmos ao destino. E é hora de ir em frente e acabar com o band-aid - Iberia DLC para Euro Truck Simulator 2 não será lançado este ano. Nossos fãs sem dúvida se acostumaram com o padrão que temos conseguido manter nos últimos anos, e você pode apostar que tentamos o máximo possível para mantê-lo mais uma vez e conseguir uma nova expansão de mapa em dezembro. O escopo e a escala da produção da Península Ibérica foram desafiadores mesmo para um ano normal, mas mesmo com mais de 20 designers de mapas trabalhando em tempo integral no DLC, este ano provou ser demais. Nós nos encontramos com os cronogramas da Península Ibérica e o novo projeto de luz colidindo e percebemos que havia apenas uma maneira adequada de resolver tudo. Tivemos que basear a Iberia no novo sistema de iluminação para minimizar complicações de longo prazo para futuras atualizações e produção de jogos.
Conseguimos lançar o Colorado DLC com a luz atual, e há algumas adições não tão pequenas prestes a serem liberadas de nosso pipeline de produção em breve, ainda baseado na versão 1.39. No entanto, as equipes ATS e ETS2 estão agora a todo vapor no retrabalho e reequipamento de todos os modelos e texturas de ambos os jogos, sem chance de lançar mais atualizações no código e ativos legados. Iberia será o nosso primeiro grande lançamento a beneficiar da nova luz no lançamento. Antes que isso aconteça, a Atualização 1.40 trará uma nova luz para ambos os nossos jogos, mudando completamente a aparência deles; conteúdo básico do jogo, bem como quaisquer DLCs.
A Iberia não foi o único projeto interno afetado pela necessidade de unificar o ciclo de desenvolvimento. A equipe que está retrabalhando a Alemanha também está relatando um grande progresso, mas eles também têm que esperar até que estabilizemos as mudanças em 1,40. Veja as imagens abaixo.
Inevitavelmente, temos que nos preparar agora para a grande questão - quando estaremos prontos para lançar a atualização 1.40, quando chegará a Iberia? Como tem sido nosso mantra por anos, vamos garantir que as coisas estejam sólidas antes de lançarmos uma nova atualização. Nossa melhor estimativa atual é que devemos atingir um beta fechado de 1,40 em janeiro. O beta fechado demora um pouco para resolver quaisquer problemas que conseguimos resolver. Definitivamente precisaremos passar algumas semanas em beta aberto depois disso, para garantir que todos os problemas potenciais sejam identificados e resolvidos, e para dar uma chance aos fabricantes de mod de se atualizarem. Não gostamos de nos comprometer com uma data específica até que tenhamos certeza de que podemos fazer isso, mas se você fizer as contas, estamos olhando para um período de final do inverno, esperançosamente ainda no primeiro trimestre de 2021.
Tivemos o cuidado de não comunicar qualquer promessa de quando o Iberia seria lançado, mas entendemos que alguns de vocês podem ficar tristes ou desapontados por não ver uma nova expansão do mapa ETS2 para passar o inverno. Pedimos desculpas pela longa espera que estamos pedindo a você para suportar. Mas, em última análise, temos certeza de que esta é uma decisão saudável para a viabilidade de nossos jogos a longo prazo. Existem equipes de mapas trabalhando em outra geração de DLCs de mapa para ATS e ETS2, e elas também precisam ter certeza de trabalhar em uma base de código e de ativos bem definida. Todos se beneficiarão depois que alcançarmos a nova compilação estável, só precisamos avançar para alcançá-la.
Continuaremos mostrando a vocês mais das mudanças que estão no horizonte com a nova luz, haverá mais screenshots, na verdade planejamos mostrar algumas imagens em movimento da Península Ibérica com nova luz habilitada muito em breve. Pode ser um pouco complicado ainda, não terminamos com o processo, mas sentimos que precisamos comunicar o quão promissor ele já é.
Tem sido um momento difícil para nós e para a comunidade, e ainda não terminamos. Seu suporte contínuo ao longo dos anos nos dá a motivação para continuar empurrando o jogo para novas fronteiras com cada atualização e DLC. Não estaríamos aqui se não fosse por todos os nossos fãs. Obrigado pela sua paciência.
Pavel Sebor, CEO, SCS Software